31.10.09

Gostosuras & Travessuras !!




















A historia desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros
Nos tempos medievais, uma prática popular do Dia de Finados era fazer "bolos das almas", sobremesas de massa simples com uma cobertura de groselha. Em uma fantasia chamada "souling" (referente à alma), as crianças iam de porta em porta pedir bolo, o que é muito parecido com o que as crianças de hoje fazem, dizendo "travessuras ou gostosuras". Para cada bolinho que a criança ganhava, ela tinha que fazer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seus caminhos para sair do purgatório até o céu.
Originária da Irlanda, a frase "travessuras ou gostosuras" (trick or treat, em inglês) é falada pelas crianças e jovens no momento em que pedem doce na vizinhança. Nos Estados Unidos é comum a troca não só de guloseimas, mas também de presentes entre os amigos na noite de Halloween.

Apresentadas as devidas origens , lhes conto como foi o halloween com o pequeno João Pedro que cresce rápido :

- Mãe quantos dias faltam para o Halloween??
- Mãe e o que vamos fazer quando o dia chegar??

... e lá vai a mãe atordoada mergulhar no baú de invenções que ultimamente anda desprovido de criatividade em busca de uma idéia para fazer a alegria da criança.
Encontra algo nao muito holywoodiano, mas cheio de novidades para uma criança de 5 anos.
E vamos às providências:

- Então filhote, amanhã é o tal haloween, você sabe porque as pessoas colocam as coisas assustadoras na casa e porque as crianças falam - Doces ou travessuras??

... e lá vai a mãe dando toda graça e um colorido especial à explicação de modo a despertar o interesse na programação a ser sugerida;


- Nossa mamae, então vamos fazer umas caveiras, um gato preto, aquelas aboboras e vamos colocar na porta?? assim ficamos protegidos neh??

... detalhe, isso era 23:00 hrs.

E adivinhem???








.








.. lá vai a mãe e o filhote fazer o desenho para afastar o "mal"


Ficamos nesta atividade ate o cansaço vencer o pequeno .
O dia chegou e ele acordou com a corda toda e lembrando de tudinho que havíamos conversado e combinado na véspera.

- mamae e que horas vamos fazer os mufins e as bolachinhas de chocolates?? já esta na hora?? é hoje neh??

... e lá vai a mãe preparar tudo na cozinha para a maior das travessuras rsrsrs.

Foi lindo ver que a minha idéia fez o haloween dele incrivelmente encantado.
Fizemos as gostosuras na cozinha em meio as travessuras e na hora de saborear ele diz:

- acho nem vou querer, nao aguento mais ver essas coisinhas marronzinhas, ainda bem que agora só no proximo haloween , ufaaa .... só no próximo verão, tô morto !!!

Valeu todo o esforço em fazer as gostosuras , desfrutando das travessuras deste abençoado serzinho .
Até !!

Nenhum comentário: