21.10.09




O estágio que antecede uma criação é o momento onde resolvo me questionar sobre os temas , sobre significados, energias e tudo que estejam relacionados a elas .
Resolvi desta vez entender o "porque" de colocar sempre uma flor , um acessório de flor nas criações do Ateliê.
Pesquisando sobre a história da moda, achei este artigo que explica um pouco de como elas, as Flores, em especial as Camélias entraram na moda.

Símbolo do desejo carnal, as camélias chegaram a Europa no século 19. Na França, a imaculada e branca flor, tão voluptuosa e radiante de pureza, acentuou a beleza da mulher que passou a enfeitar suas roupas e cabelo. Mulheres de todas as classes passaram a adorar e a adotar as camélias, usando-as como forma de sedução. As camélias assim passaram a frequentar o cenário social. Seja no teatro, na ópera ou nas carruagens, elas se tornaram o emblema das mulheres que procuravam transmitir sedução.

partindo do formato destas lindas flores , surgiu a curiosidade de estudar o aspecto simbólico do formato circular tão perfeito da flor :

Segundo símbolo fundamental, o círculo possui as propriedades simbólicas da perfeição, da homogeneidade e da ausência de distinção ou de divisão. Simboliza também o tempo, o céu, a proteção e possui ainda inúmeras funções e valores mágicos.


Acho que encontrei boas explicações mantê-las . Portantoooo preparem-se para mais flores nas novas criações !!!


Até breve.

3 comentários:

monita disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Monita disse...

Karin,amada!!!


Ta lindo o Varal das Artes!!!Tão lindo Quanto a sua criadora!!
Parabénnnns pelo encanto,formosura desta página!

Beijos!!!Te Amo!!

sua mamadi

Lilian Gratti disse...

Ká, minha querida!

Eu como consumidora assídua do "Dedo de Moça" to ansiosíssima pela nova coleção!!!

Bjsss
da Li