26.9.11

Falando de Cosme e Damião

Vocês já sabem que costumo pesquisar e conhecer bem o tema que vou trabalhar .  Entãooo, olhem o que aprendi para fazer pêndulos como este que foi carinhosamente doado à festa que aconteceu ontem (domingo) no bairro Monte Cristo em Campinas/SP, promovida pela AMIC - Amigos da Criança, tendo na equipe organizadora a queridissima Sandra Pereira do Blog Jardineira Urbana .


São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro

Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo CandombléBatuqueXangô do NordesteXambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados doces e brinquedos.
Fonte:Wikipedia
*
Viva Cosme e Damião,
e que todos tenham uma alegre e doce semana  !!

3 comentários:

Unknown disse...

anjaaaaa, adoro suas pesquisas, cultura total!

um dia ainda vou me sentar com vc, olhando um jardim e tomando um chá
(não detesto chá, quem gosta é vc, eu tomarei suco, rs), e ficarei ouvindo suas histórias!!!!

teadorodeamor

bjoconas reais

ANDRÉA disse...

Vc é maravilhosa!!!!!!
Beijos
Andréa

Naizinha disse...

Florzinha!!! Passei p deixar uma bjoka e dizer q estou com sds!!! Ficou lindo, como td q vc faz! Grande beijoooo!!!